 
                
               
                
               
                
               
                
              Atividade de produção de texto 2 ano: invente uma história
Licença
Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.
Compartilhar Atividade
Descrição da Atividade
Para incentivar essa jornada criativa, preparamos uma atividade de produção de texto que usa imagens como ponto de partida para a criação de narrativas fantásticas. A proposta é simples e poderosa: observar uma cena e dar vida a ela no papel.
Objetivos da atividade:
• Estimular a criatividade e a imaginação na construção de narrativas.
O que você encontra no material?
Nosso material gratuito em PDF foi elaborado para ser um convite à escrita. Ele oferece o suporte ideal para que os alunos do 2º ano se sintam seguros para criar narrativas originais.
As atividades incluem:
• Folhas de produção textual com diferentes imagens lúdicas e divertidas (como um simpático monstrinho em sua nave espacial).
Cada imagem é uma nova semente para uma história única, permitindo que a atividade seja usada várias vezes com resultados diferentes.
Alinhamento com a BNCC
Esta atividade de produção textual está diretamente alinhada às competências de Língua Portuguesa previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os anos iniciais do Ensino Fundamental, focando no desenvolvimento da escrita autônoma.
Componente Curricular: Língua Portuguesa (Ensino Fundamental)
- EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema.
- EF02LP01: Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
- EF12LP05: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, contos, fábulas, e outros textos do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
Oferecer estímulos visuais é uma das melhores maneiras de destravar o potencial criativo das crianças e tornar a produção de texto uma tarefa interessante, não apenas uma obrigação. Baixe agora o material e veja as incríveis histórias que vão surgir a partir de um simples desenho!
Avaliações
0.0 de 5 estrelas
0.0
Baseado em 0 avaliações
Compartilhe sua opinião
Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros
Escreva uma avaliaçãoMateriais Similares
 
                  Nomes de paisagens naturais
Paisagens
Atividade de ordem de altura
Matemática
 
                  Móveis da casa
Vocabulário
 
                  Trabalhando o número sucessor e antecessor
Matemática
 
                  Números por extenso de 1 a 10
Matemática
 
                  Sudoku do Dia da Terra
Passatempo
 
                  Qual borboleta não tem par?
Atenção e Concentração
 
                  Nomes dos planetas do sistema solar
Sistema Solar