Atividade de produção de texto 2 ano: invente uma história

Páginas

7 páginas

Séries

Tipos

Atividades

Licença

Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.

Descrição da Atividade

A imaginação é o motor da aprendizagem, especialmente quando se trata de desenvolver a escrita. Para as crianças do 2º ano do Ensino Fundamental, que estão consolidando seu processo de alfabetização, transformar ideias em palavras é um passo gigante e empolgante.

Para incentivar essa jornada criativa, preparamos uma atividade de produção de texto que usa imagens como ponto de partida para a criação de narrativas fantásticas. A proposta é simples e poderosa: observar uma cena e dar vida a ela no papel.

Objetivos da atividade:

• Estimular a criatividade e a imaginação na construção de narrativas.
• Desenvolver a habilidade de produção de texto autônoma, com coerência e coesão.
• Exercitar a organização de ideias, estruturando a história com começo, meio e fim.
• Praticar a escrita convencional, aplicando conhecimentos de ortografia e pontuação.
• Estabelecer a relação entre linguagem verbal e não verbal (texto e imagem).
• Incentivar o hábito de dar títulos às próprias criações.

O que você encontra no material?

Nosso material gratuito em PDF foi elaborado para ser um convite à escrita. Ele oferece o suporte ideal para que os alunos do 2º ano se sintam seguros para criar narrativas originais.

As atividades incluem:

Folhas de produção textual com diferentes imagens lúdicas e divertidas (como um simpático monstrinho em sua nave espacial).
Um campo específico para a criação de um título, valorizando a autoria do aluno.
Linhas pautadas para guiar a escrita da história, garantindo a organização no papel.

Cada imagem é uma nova semente para uma história única, permitindo que a atividade seja usada várias vezes com resultados diferentes.

Alinhamento com a BNCC

Esta atividade de produção textual está diretamente alinhada às competências de Língua Portuguesa previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os anos iniciais do Ensino Fundamental, focando no desenvolvimento da escrita autônoma.

Componente Curricular: Língua Portuguesa (Ensino Fundamental)

  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema.
  • EF02LP01: Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
  • EF12LP05: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, contos, fábulas, e outros textos do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

Oferecer estímulos visuais é uma das melhores maneiras de destravar o potencial criativo das crianças e tornar a produção de texto uma tarefa interessante, não apenas uma obrigação. Baixe agora o material e veja as incríveis histórias que vão surgir a partir de um simples desenho!

Avaliações

0.0 de 5 estrelas

0.0

Baseado em 0 avaliações

Compartilhe sua opinião

Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros

Escreva uma avaliação

Materiais Similares