Atividade para o Dia da Poesia na escola

Páginas

4 páginas

Séries

Tipos

Atividades

Licença

Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.

Descrição da Atividade

O Dia da Poesia é a celebração da arte de brincar com as palavras, de expressar sentimentos e de ver o mundo com outros olhos. Para as crianças, a poesia não precisa ser algo complexo ou distante; ela pode ser uma ferramenta poderosa para a criatividade, um quebra-cabeça de sons e significados. Para inspirar os pequenos poetas em sala de aula ou em casa, criamos uma atividade que explora a poesia de duas maneiras fascinantes: a tradicional, focada no ritmo e na rima, e a concreta, que une palavra e imagem.

O que você vai encontrar no material?

Oferecemos dois modelos distintos para que a criança possa experimentar diferentes formas de se expressar:

 1. Modelo para poema tradicional: Uma folha com espaço para o título e linhas para os versos. É o formato clássico, que convida a criança a pensar na estrutura do poema, nas estrofes, nas rimas e no ritmo das palavras.

 2. Gabarito para poema concreto (visual): Um desafio criativo em forma de caracol. No poema concreto, as palavras são dispostas na página de forma a criar uma imagem que se relaciona com o tema do texto. Aqui, a criança é convidada a escrever seus versos seguindo o contorno do caracol, fazendo com que a forma e o conteúdo conversem entre si.

Atividades para vivenciar a poesia

Transforme a folha de atividade em uma experiência completa, que envolve todos os sentidos. Essas propostas ajudam a entender a estrutura da poesia, o que facilita a escrita deste gênero textual.

 1. Caixa de palavras poéticas: Antes de escrever, vamos colecionar palavras! Ofereça à criança uma caixa com cartões de palavras diversas (substantivos, adjetivos, verbos). Ela pode explorá-las, agrupá-las por som, por significado ou simplesmente por beleza. Em seguida, ela usa essas palavras como matéria-prima para construir seus versos, diminuindo a ansiedade da "página em branco".

 2. Poema dos cinco sentidos: Escolha um objeto (uma fruta, uma flor, uma concha). Peça para a criança explorá-lo com todos os sentidos: Qual a sua cor? Qual o seu cheiro? Qual a sua textura? Qual som ele faz? Qual o seu gosto? A partir dessas observações concretas, a criança cria um poema descrevendo o objeto, ancorando a poesia na experiência sensorial.

 3. Escultura de poemas: Leia um poema curto e imagético. Em seguida, desafie as crianças a "esculpir" o poema usando massinha de modelar ou argila. Elas não precisam representar o poema literalmente, mas sim a sensação ou a imagem principal que ele transmitiu. A atividade traduz a linguagem verbal para a tridimensional.

 4. Corpo poético (dramatização): A poesia também é movimento. Leia um poema com ritmo forte e convide as crianças a se movimentarem pela sala de acordo com as palavras. Elas podem andar rápido, devagar, pular, girar. Em seguida, em roda, cada criança pode criar um gesto para um verso, construindo uma coreografia coletiva para o poema.

Alinhamento com a BNCC (Ensino Fundamental)

Esta proposta de trabalho com poesia está amplamente alinhada às competências e habilidades da BNCC para o Ensino Fundamental, no componente de Língua Portuguesa.

 • Práticas de Linguagem: Leitura/escuta; Produção de textos; Oralidade; Análise linguística/semiótica. As habilidades trabalhadas são:

  • EF35LP23: Apreciar poemas e outros textos versificados, [...] observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de sentido.
  • EF35LP27: Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.
  • EF04LP26: Observar, em poemas concretos, o formato do texto na página, as relações entre elementos gráficos e verbais, o uso de letras de diferentes tipos e tamanhos e a diagramação do texto na página. (Contemplado diretamente pelo modelo de poema concreto).
  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, [...] considerando a finalidade, a circulação, o suporte, a linguagem, organização e forma do texto e seu tema.

Celebrar o Dia da Poesia na escola é abrir espaço para a sensibilidade, a criatividade e a livre expressão. Com ferramentas como estes modelos de atividade, mostramos às crianças que a poesia não é um bicho de sete cabeças, mas sim um campo de infinitas possibilidades para brincar com a nossa língua. 

Avaliações

0.0 de 5 estrelas

0.0

Baseado em 0 avaliações

Compartilhe sua opinião

Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros

Escreva uma avaliação

Materiais Similares