Atividade sobre os ossos dos pés para imprimir

Páginas

3 páginas

Séries

Tipos

Atividades

Licença

Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.

Descrição da Atividade

Nossos pés são a base do nosso corpo. Eles nos levam para todos os lugares, nos permitem correr, pular, dançar e explorar o mundo. Entender a incrível estrutura de ossos que nos dá esse suporte é uma forma de começar a estudar o corpo humano e a valorizar cada parte de nós. Para guiar as crianças nessa jornada de autoconhecimento, criamos uma atividade clara e didática sobre os ossos dos pés, um recurso perfeito para introduzir a anatomia de forma simples e visual.

O que você vai encontrar no material?

Nosso arquivo em PDF gratuito é uma folha de atividade pronta para imprimir, que funciona como um "raio-x" educativo da nossa base. O material inclui:

 • Diagrama do esqueleto do pé: Uma ilustração detalhada dos ossos que compõem o pé e o tornozelo.

 • Atividade de rotulação: Linhas que apontam para os três principais grupos de ossos, com espaços para a criança escrever o nome de cada um.

 • Banco de palavras: Para facilitar a identificação e a escrita, a atividade fornece os nomes dos três grupos de ossos:

  • Tarsos: O conjunto de ossos que formam o nosso calcanhar e tornozelo.
  • Metatarsos: Os ossos longos que ficam no meio do nosso pé.
  • Falanges: Os ossinhos que formam os nossos dedos.

Atividades para sentir a anatomia nos próprios pés 

Transforme o aprendizado em uma experiência concreta e sensorial, indo muito além da folha de papel.

 1. Caminhada sensorial: Prepare um "caminho de sensações" com diferentes texturas: uma bandeja com areia, um tapete felpudo, uma toalha molhada, grama ou folhas secas. Peça para a criança andar descalça sobre o caminho e descrever o que sente. Depois, pergunte: "Qual parte do seu pé tocou a areia primeiro? Você consegue sentir os ossinhos dos dedos (falanges) na grama?".

 2. Raio-X do pé: Em uma folha de cartolina preta, a criança deve contornar o próprio pé com um lápis branco ou giz de cera. Em seguida, usando o diagrama da atividade como referência, ela desenha os ossos (tarsos, metatarsos e falanges) dentro do contorno. A imagem do "raio-x" caseiro torna a anatomia visível e pessoal.

 3. Dança dos pés: Coloque uma música e guie uma "dança" focada nos pés. "Vamos ficar na ponta dos pés, usando nossas falanges e metatarsos!". "Agora, vamos girar os tornozelos, sentindo os ossos do tarso trabalhando.". "Conseguem mexer só os dedinhos?". Associar o nome de cada grupo de ossos ao seu movimento específico ajuda a consolidar o aprendizado.

 4. Pegada de gesso: Faça uma pegada de gesso da criança em uma bandeja com areia úmida ou argila. Depois que o gesso secar, a criança terá um modelo 3D do seu próprio pé. Ela pode tocá-lo, sentir o formato do arco e até tentar desenhar com um marcador onde ficariam os principais grupos de ossos, conectando o desenho 2D à sua realidade tridimensional.

Alinhamento com a BNCC

Esta atividade está diretamente alinhada às competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular, principalmente no componente de Ciências da Natureza.

 • Objeto de Conhecimento: Corpo humano e respeito à diversidade.

  • EF01CI02: Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.

 • Conexões Interdisciplinares:

 A atividade se conecta com a Educação Física, ao promover a consciência corporal, e com a Arte, nas atividades de desenho e modelagem.

Para conhecer o próprio corpo podemos estudar os ossos dos pé. As crianças tanto aprendem sobre anatomia, como também desenvolvem uma maior consciência corporal. Faça o download da atividade!