

Atividade sobre ossos das mãos para imprimir
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Descrição da Atividade
As nossas mãos são incríveis. Com elas, escrevemos, desenhamos, construímos e fazemos carinho. Mas você já parou para pensar em como essa estrutura maravilhosa funciona por dentro? Para ajudar as crianças a visualizarem a complexa arquitetura que temos na ponta dos dedos, criamos uma atividade sobre os ossos da mão, perfeita para introduzir os pequenos ao estudo do esqueleto humano.
O que você vai encontrar no material?
Nosso arquivo em PDF gratuito é uma folha de atividade pronta para imprimir, que funciona como um "raio-x" educativo. O material inclui:
• Diagrama do esqueleto da mão: Uma ilustração clara dos ossos da mão e do pulso.
• Atividade de rotulação: Linhas que apontam para os três principais grupos de ossos, com espaços para a criança escrever o nome de cada um.
• Banco de palavras: Para auxiliar na escrita e identificação, a atividade inclui os nomes dos grupos de ossos:
- Falanges: Os ossinhos que formam nossos dedos.
- Metacarpo: Os ossos que compõem a palma da nossa mão.
- Carpo: O conjunto de pequenos ossos que formam nosso punho e conectam a mão ao braço.
Atividades para sentir a anatomia da mão
Transforme o aprendizado em uma experiência concreta e sensorial, indo muito além da folha de papel.
1. Mão de argila (escultura anatômica): Dê à criança uma porção de massinha de modelar ou argila e peça para ela moldar o formato da sua própria mão. Depois, usando a folha de atividade como guia, ela pode usar pequenos palitos (de dente ou de picolé) para representar os ossos (falanges e metacarpos) e pequenas bolinhas de massa para representar os ossos do carpo, construindo um modelo tridimensional.
2. Raio-X caseiro: Em uma folha de cartolina preta, a criança traça o contorno da sua mão. Em seguida, usando um lápis de cor branco ou giz, ela desenha os ossos dentro do contorno, consultando o diagrama da atividade. A experiência de "ver" os ossos dentro da própria mão é extremamente poderosa.
3. Teatro de movimentos: Peça para a criança sentir e movimentar cada parte da mão separadamente. "Vamos mexer só as pontinhas dos dedos (falanges distais)". "Agora, vamos dobrar os dedos no meio (outras falanges)". "Tente mexer a palma da mão (metacarpo)". "Agora, vamos girar o punho (carpo)". Associar o nome à função e ao movimento ajuda a consolidar o conhecimento.
4. Contando os ossos: Use o diagrama para fazer perguntas que unem biologia e matemática. "Quantas falanges temos no dedo indicador? E no polegar?". "Vamos contar todos os ossos da palma da mão?". "Se temos 5 metacarpos em uma mão, quantos teremos nas duas?".
Alinhamento com a BNCC (Ensino Fundamental)
Esta atividade está diretamente alinhada às competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular, principalmente no componente de Ciências da Natureza.
• Unidade Temática: Vida e Evolução.
• Objeto de Conhecimento: Corpo humano e respeito à diversidade.
• Habilidade Principal:
- EF01CI02: Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.
• Habilidades Secundárias:
A atividade também pode ser conectada com a (EF02CI03) ao discutir a importância de cuidar dos ossos para prevenir acidentes e fraturas. E, ao integrar com a matemática na contagem dos ossos, dialoga com a unidade temática Números de Matemática.
Aprender sobre o próprio corpo não precisa ser complicado. Com ferramentas visuais e atividades práticas, as crianças podem explorar a complexidade da anatomia humana de forma lúdica e significativa. Faça o download e comece a aprender agora mesmo.
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