Atividades com rimas para imprimir
Assuntos
Páginas
3 páginas
Tipos
Atividades
Licença
Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.
Compartilhar Atividade
Descrição da Atividade
Existe uma magia na sonoridade das palavras, uma música que conecta ideias e encanta ouvidos de todas as idades. Essa magia tem um nome: rima. Trabalhar com rimas em sala de aula é uma das estratégias mais eficazes, lúdicas e poderosas para o desenvolvimento da linguagem e da consciência fonológica.
Seja na musicalidade de uma cantiga de roda para os pequenos ou na estrutura de um poema para os maiores, as rimas são uma ponte que leva à leitura, à escrita e ao pensamento criativo. Por isso, preparamos um post especial sobre os objetivos e as possibilidades de se trabalhar com rimas em cada etapa da educação.
Objetivos de trabalhar as rimas em cada etapa
A rima não é apenas uma brincadeira; é uma ferramenta pedagógica com objetivos claros que evoluem conforme a criança cresce.
Educação Infantil (EI) - Foco em Sons e Reconhecimento Auditivo
Nesta fase, o foco é a escuta atenta e o reconhecimento auditivo das rimas, utilizando imagens e repetição.
- O Jogo das Duplas Ritmadas (Pareamento)
- Pintando o Rima-Amigo (Colorir)
- Complete a Quadrinha com Desenho (Desenho)
- Labirinto Sonoro (Caminho)
1º Ano EF - Foco na Consciência Fonológica e Correspondência Gráfica
Início da alfabetização. O foco é ligar o som da rima à sua representação escrita (sílabas e letras).
- Recorte e Cole a Rima Certa (Colagem)
- Caça-Rimas em Frases (Circulando)
- Ditado Colorido de Rimas (Escrita e Cores)
- Formando Palavras Rímicas (Completar)
2º Ano EF - Foco na Produção Escrita e Expansão de Vocabulário
Os alunos já leem e escrevem com mais fluência. O foco passa a ser a produção de rimas com maior variedade de vocabulário.
- Bingo de Palavras Rímicas (Jogo)
- Poema Desmontado (Organização Textual)
- A Rima Puxa a Outra (Cadeia de Rimas)
- Criando Rimas para Adjetivos (Escrita Criativa)
3º Ano EF - Foco na Estrutura do Verso e Rima em Diferentes Posições
Introdução a estruturas poéticas mais formais e análise de rimas não apenas no final, mas também em posições internas.
- Classificando Tipos de Rima (Análise)
- Completando o Verso (Preenchimento)
- Rima do Sentido Oposto (Semântica)
- Roteiro Ritmado (Produção de Texto)
4º e 5º Anos EF - Foco em Rimas Raras, Neologismos e Gêneros Textuais
Foco na sofisticação da rima, no estudo de novos gêneros poéticos e na criatividade lexical.
- Poema de Encaixe com Banco de Palavras Raras (Vocabulário)
- Desafio do Neologismo Ritmado (Criação de Palavras)
- Analisando a Rima na Música e no Cordel (Gêneros Textuais)
- Produção de Soneto Ritmado (Estrutura Formal)
Trabalhar com rimas é plantar sementes de literatura, musicalidade e consciência linguística no coração e na mente dos alunos. É uma estratégia pedagógica de baixo custo, alto impacto e imenso potencial lúdico, que acompanha o estudante desde seus primeiros contatos com a linguagem oral até a produção de textos complexos e criativos. Ao brincar com os sons, abrimos as portas para um universo de leitura, escrita e imaginação. Continue a explorar o fascinante mundo das palavras com mais recursos e atividades aqui no Educlub.com.br
Avaliações
0.0 de 5 estrelas
0.0
Baseado em 0 avaliações
Compartilhe sua opinião
Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros
Escreva uma avaliaçãoMateriais Similares
Animais do oceano
Português
Escrever os nomes das cores
Português
Cartões de classificação do Natal
Datas Comemorativas
Modelo de carta para o Papai Noel
Datas Comemorativas