Bingo das vogais para imprimir

Assuntos

Páginas

5 páginas

Tipos

Jogos, Atividades

Licença

Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.

Descrição da Atividade

Quem não ama um bom e velho jogo de Bingo? Transformar este clássico em uma ferramenta de alfabetização é a proposta do nosso "Bingo das Vogais" para imprimir. O objetivo desta atividade é simples e poderoso: ajudar as crianças a fixarem o reconhecimento das vogais (A, E, I, O, U) de uma maneira dinâmica, social e extremamente divertida. Esta abordagem lúdica é de suma importância na fase inicial da educação, pois desenvolve a atenção auditiva, a percepção visual e a agilidade no reconhecimento das letras. Com o Bingo, aprender as vogais deixa de ser uma tarefa repetitiva e se transforma em um evento animado e aguardado por toda a turma.

O que você encontra no material

Nosso arquivo em PDF, pronto para download gratuito, contém um conjunto de cartelas coloridas e didáticas para você começar a jogar imediatamente. Nele, você encontrará:

  • Cartelas de Bingo: Várias cartelas únicas, cada uma com uma grade 3x3 contendo as cinco vogais distribuídas de forma aleatória.

A tarefa do jogador é ouvir atentamente a vogal "cantada" pelo professor e marcá-la rapidamente em sua cartela.

Como trabalhar a atividade em sala de aula

A dinâmica do jogo é muito fácil de organizar. O professor precisará de cartões ou pedaços de papel com as vogais A, E, I, O, U para o sorteio. Ao sortear uma vogal, o professor a anuncia em voz alta. As crianças que tiverem a vogal correspondente em sua cartela devem marcá-la. Para marcar, podem ser usados feijões, sementes, tampinhas de garrafa ou pedacinhos de papel. O primeiro a completar uma linha, coluna ou a cartela inteira deve gritar "BINGO!". Para uma variação desafiadora, o professor pode "cantar" palavras (ex: "Abelha", "Estrela", "Ovo"), e as crianças devem identificar e marcar a vogal inicial da palavra.

Alinhamento à BNCC

Esta atividade está alinhada aos campos de experiência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil:

Campo de Experiência "Escuta, fala, pensamento e imaginação":

  • EI03EF09: Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita (ao associar o som da vogal falada à sua representação gráfica na cartela).

O Bingo das Vogais é a prova definitiva de que aprender e brincar podem, e devem, andar de mãos dadas. É uma atividade que promove a concentração, a interação social e o domínio de um conhecimento essencial para o sucesso na alfabetização.

Que tal começar a rodada? Baixe agora mesmo suas cartelas gratuitas e prepare-se para ouvir muitos "BINGOS!" cheios de alegria e aprendizado em sua sala!

Avaliações

0.0 de 5 estrelas

0.0

Baseado em 0 avaliações

Compartilhe sua opinião

Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros

Escreva uma avaliação

Materiais Similares