






Cartas de baralho para imprimir: 5 jogos para aprender matemática
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Descrição da Atividade
Um simples baralho de cartas é uma das ferramentas pedagógicas mais interessantes no campo da educação matemática. Longe de ser apenas para jogos de adultos, ele pode se transformar em um recurso incrível para ensinar matemática de forma lúdica, dinâmica e longe das telas. Para facilitar o acesso a esse universo de possibilidades, criamos um baralho completo para você imprimir, recortar e começar a jogar. Una a família e os amigos em torno de um aprendizado.
O que você vai encontrar no material?
Nosso arquivo em PDF contém um baralho de 52 cartas completo, com todos os naipes, números e figuras (Valete, Dama, Rei). As cartas foram desenhadas com números grandes e de fácil leitura, pensando na visualização das crianças.
O material está organizado para facilitar a impressão. A sugestão é usar um papel de maior gramatura (como 180g) para que as cartas fiquem mais firmes e duráveis. Depois, é só recortar e a diversão pode começar!
5 jogos para aprender matemática com o baralho
Com as cartas em mãos, o aprendizado se transforma em jogo. Aqui estão 5 ideias para trabalhar conceitos matemáticos com crianças:
1. Guerra dos números (maior ou menor?):
▪ Objetivo: Comparar números (maior que, menor que).
▪ Como Jogar: As cartas são divididas igualmente entre dois jogadores, viradas para baixo. Ao mesmo tempo, cada um vira a primeira carta do seu monte. Quem virou a carta de maior valor, ganha as duas. Em caso de empate, acontece uma "guerra": cada um coloca mais uma carta virada para baixo e outra virada para cima. Quem tiver a última carta mais alta, leva todas as cartas da rodada. O jogo termina quando um jogador fica com todas as cartas. (Obs: Ás = 1; Valete = 11, Dama = 12, Rei = 13).
2. Dez da sorte (composição do 10):
▪ Objetivo: Praticar adição e encontrar combinações que somam 10.
▪ Como Jogar: Remova as figuras (J, Q, K). Espalhe 12 cartas na mesa, viradas para cima. O objetivo é encontrar pares de cartas que somem 10 (ex: 9+1, 8+2, 7+3, 6+4, 5+5). Cada vez que um jogador encontra um par, ele o recolhe para si. As cartas retiradas são repostas com novas do monte. O jogo acaba quando não for mais possível formar pares. Vence quem tiver mais pares.
3. Batalha da adição:
▪ Objetivo: Treinar o cálculo mental de adição.
▪ Como Jogar: Semelhante à "Guerra", as cartas são divididas entre dois jogadores. Cada um vira duas cartas do seu monte. Os jogadores devem somar os valores de suas próprias cartas. Quem tiver a maior soma, ganha todas as quatro cartas da rodada.
4. Construtor de sequências:
▪ Objetivo: Trabalhar a ordem numérica e o raciocínio lógico.
▪ Como Jogar: Cada jogador recebe 5 cartas. O restante do baralho fica em um monte para compra. O objetivo é ser o primeiro a conseguir uma sequência numérica de 5 cartas (ex: 3, 4, 5, 6, 7), independentemente dos naipes. Na sua vez, o jogador compra uma carta do monte e descarta uma da sua mão, tentando formar a sequência.
5. Jogo da memória dos pares:
▪ Objetivo: Reforçar o reconhecimento dos números.
▪ Como Jogar: Selecione pares de cartas com o mesmo número (ex: o 7 de copas e o 7 de paus, o 3 de ouros e o 3 de espadas). Espalhe-as na mesa, viradas para baixo. A criança deve virar duas cartas por vez, tentando encontrar os pares de mesmo número. Se acertar, fica com o par; se errar, vira as cartas de volta.
Alinhamento com a BNCC (Ensino Fundamental)
O uso do baralho em jogos matemáticos está diretamente alinhado às habilidades da Base Nacional Comum Curricular, especialmente no componente de Matemática.
• Unidade Temática: Números.
• Habilidades Trabalhadas:
▪EF01MA01): Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
▪EF01MA02: Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
▪EF01MA04: Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.
▪EF01MA06: Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.
▪EF02MA01: Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).
Nossas cartas de baralho para imprimir auxiliam no aprendizado matemático. Ao transformar conceitos como adição, sequência e comparação em jogos divertidos, a criança constrói seu conhecimento de forma natural.
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