Recurso para trabalhar os cinco sentidos em sala de aula

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Descrição da Atividade

Para aprofundar o estudo sobre como percebemos o mundo, criamos este Recurso para trabalhar os cinco sentidos em sala de aula. Este material é um complemento fantástico ao nosso post principal de atividades sobre os cinco sentidos do corpo humano, servindo como um guia prático para que as crianças investiguem suas próprias percepções de maneira estruturada e reflexiva.

O objetivo deste recurso é ir além da simples nomeação dos sentidos, incentivando os alunos a desenvolverem a linguagem descritiva e o pensamento analítico. O material em PDF contém cinco fichas, uma para cada sentido (Visão, Olfato, Audição, Paladar e Tato). Cada ficha apresenta perguntas-chave que guiam a criança a analisar suas percepções de forma mais detalhada, incentivando-a a pensar sobre intensidade (forte/fraco), qualidades (doce/salgado), texturas (liso/áspero) e até emoções e memórias associadas a cada sensação.

Como trabalhar em sala de aula

Estas fichas são perfeitas para uma aula prática e investigativa. O professor pode organizar a sala em "estações sensoriais":

1. Preparação: Imprima as fichas, de preferência em papel mais resistente ou plastificado, e recorte-as para criar os cartões de exploração.

2. Criação das Estações: Monte cinco estações, uma para cada sentido, com diferentes materiais para serem explorados.
  • Estação da visão: Coloque objetos de cores variadas, formas geométricas, caleidoscópios ou livros com ilustrações ricas. Deixe a ficha "VISÃO" nesta estação.
  • Estação do tAato: Prepare uma "caixa surpresa" com objetos de diferentes texturas (lixa, algodão, massinha, esponja) para que os alunos toquem sem ver. Deixe a ficha "TATO" ao lado.
  • Estação do olfato: Utilize potinhos com itens seguros e de cheiros distintos (grãos de café, cravo, canela, hortelã, casca de laranja). Disponibilize a ficha "OLFATO".
  • Estação da audição: Ofereça fones de ouvido com sons gravados (chuva, animais, instrumentos musicais) ou pequenos instrumentos como chocalho e sino. A ficha "AUDIÇÃO" guiará a exploração.
  • Estação da gustação: Com muito cuidado e verificando possíveis alergias, ofereça pequenos pedaços de alimentos com sabores distintos: frutas (limão para o azedo, banana para o doce), biscoito de polvilho (salgado). A ficha "PALADAR" deve estar presente.

3. Exploração guiada: Divida a turma em cinco grupos e organize um rodízio entre as estações. Em cada uma, os alunos devem manusear os objetos e usar as perguntas da ficha correspondente para guiar sua investigação e discussão.

4. Roda de conversa: Ao final do rodízio, reúna todos os alunos e promova uma roda de conversa. Use as perguntas das fichas para estimular o debate: "Na estação do olfato, qual cheiro fez vocês lembrarem de alguma coisa?", "Na do tato, o que era macio? E áspero?".

Alinhamento com a BNCC (Ciências – 1º Ano do Ensino Fundamental)

Esta atividade está diretamente alinhada com as competências da Base Nacional Comum Curricular para o ensino de Ciências, especificamente com a seguinte habilidade:

(EF01CI02) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções. Como se aplica: A atividade vai além de apenas nomear os órgãos, ela aprofunda a explicação de suas funções. Ao responder "O cheiro é forte ou fraco?" (olfato) ou "É áspero, liso ou macio?" (tato), o aluno está ativamente descrevendo como cada sentido funciona para coletar e interpretar informações do ambiente, consolidando o aprendizado de maneira prática e reflexiva.

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