
Exercício sobre as funções dos órgãos dos sentidos
Licença
Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.
Compartilhar Atividade
Descrição da Atividade
Depois de explorar e aprender, é hora de praticar! Para consolidar o conhecimento sobre os cinco sentidos, preparamos um exercício de associação rápido e eficaz. Esta atividade é o complemento perfeito para o nosso post principal, atividades sobre os órgãos dos sentidos, ajudando a verificar o que as crianças aprenderam.
Objetivos e conteúdo do naterial
O objetivo deste exercício é avaliar e reforçar a capacidade do aluno de associar corretamente cada sentido à sua função e ao órgão correspondente. É uma ferramenta de verificação simples e direta, ideal para observar se a criança consegue diferenciar os cinco sentidos. O material consiste em uma folha de atividades com frases como "Eu posso ver com...", "Eu sinto o cheiro com...", entre outras. Para cada frase, são apresentadas as ilustrações dos cinco órgãos dos sentidos, e a criança deve circular a figura correta que completa a afirmação.
Como Trabalhar em Sala de Aula
Esta atividade funciona muito bem como uma revisão rápida ou como uma pequena avaliação formativa ao final de uma aula sobre o tema. Antes de entregar a folha, faça um aquecimento oral com a turma. Pergunte: "Para que servem nossos olhos?", "E o nosso nariz?". Após essa introdução, distribua o exercício para ser resolvido individualmente. Por ser uma atividade visual e de múltipla escolha, é acessível até mesmo para crianças que ainda não são totalmente alfabetizadas. A correção pode ser feita coletivamente, com os alunos mostrando qual figura circularam, promovendo a participação de todos.
Alinhamento com a BNCC (Ciências)
Este exercício está diretamente alinhado às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o 1º ano do Ensino Fundamental, no componente curricular de Ciências da Natureza.
- Unidade Temática: Vida e Evolução
Objeto de conhecimento: Corpo humano e respeito à diversidade
Habilidade:
- (EF01CI02): Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.
Ao pedir que a criança circule o órgão correto para cada função sensorial (ver, cheirar, ouvir, provar, tocar), a atividade avalia diretamente a segunda parte da habilidade (EF01CI02): "explicar suas funções". O exercício verifica se o aluno consegue conectar a parte do corpo (o órgão) à sua finalidade (o sentido), consolidando um dos aprendizados fundamentais sobre o corpo humano nesta faixa etária.
Avaliações
0.0 de 5 estrelas
0.0
Baseado em 0 avaliações
Compartilhe sua opinião
Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros
Escreva uma avaliaçãoMateriais Similares

Carros para colorir
Artes

Atividade sobre flores da primavera
Ciências

Atividade dias da semana
Ciências

Atividade de recorte
Pré-escrita

Recorte e cole as sílabas
Sílabas

Autorregulação emocional: resolução de problemas
Autorregulação Emocional

Tarefinha de adição
Matemática

Alfabeto de A a Z pontilhado
Alfabeto