Exercício sobre as funções dos órgãos dos sentidos

Páginas

2 páginas

Séries

Tipos

Cartaz

Licença

Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.

Descrição da Atividade

Depois de explorar e aprender, é hora de praticar! Para consolidar o conhecimento sobre os cinco sentidos, preparamos um exercício de associação rápido e eficaz. Esta atividade é o complemento perfeito para o nosso post principal, atividades sobre os órgãos dos sentidos, ajudando a verificar o que as crianças aprenderam.

Objetivos e conteúdo do naterial

O objetivo deste exercício é avaliar e reforçar a capacidade do aluno de associar corretamente cada sentido à sua função e ao órgão correspondente. É uma ferramenta de verificação simples e direta, ideal para observar se a criança consegue diferenciar os cinco sentidos. O material consiste em uma folha de atividades com frases como "Eu posso ver com...", "Eu sinto o cheiro com...", entre outras. Para cada frase, são apresentadas as ilustrações dos cinco órgãos dos sentidos, e a criança deve circular a figura correta que completa a afirmação.

Como Trabalhar em Sala de Aula

Esta atividade funciona muito bem como uma revisão rápida ou como uma pequena avaliação formativa ao final de uma aula sobre o tema. Antes de entregar a folha, faça um aquecimento oral com a turma. Pergunte: "Para que servem nossos olhos?", "E o nosso nariz?". Após essa introdução, distribua o exercício para ser resolvido individualmente. Por ser uma atividade visual e de múltipla escolha, é acessível até mesmo para crianças que ainda não são totalmente alfabetizadas. A correção pode ser feita coletivamente, com os alunos mostrando qual figura circularam, promovendo a participação de todos.

Alinhamento com a BNCC (Ciências)

Este exercício está diretamente alinhado às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o 1º ano do Ensino Fundamental, no componente curricular de Ciências da Natureza.
  • Unidade Temática: Vida e Evolução
Objeto de conhecimento: Corpo humano e respeito à diversidade
Habilidade:
  • (EF01CI02): Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.

Ao pedir que a criança circule o órgão correto para cada função sensorial (ver, cheirar, ouvir, provar, tocar), a atividade avalia diretamente a segunda parte da habilidade (EF01CI02): "explicar suas funções". O exercício verifica se o aluno consegue conectar a parte do corpo (o órgão) à sua finalidade (o sentido), consolidando um dos aprendizados fundamentais sobre o corpo humano nesta faixa etária.

Avaliações

0.0 de 5 estrelas

0.0

Baseado em 0 avaliações

Compartilhe sua opinião

Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros

Escreva uma avaliação

Materiais Similares