11 resultados
Resultados da busca para 'estações do ano'
Pesquisa sobre as estações do ano
Ficha orientativa para realizar pesquisa sobra as quatro estações do ano. A criança deve buscar informações em livros, revistas ou na internet para completar os dados...
Atividade sobre meses do ano para imprimir
Compreender a passagem do tempo é uma habilidade fundamental na jornada de aprendizado de uma criança. A organização em dias, semanas e, principalmente, em meses, ajuda...
Atividade de rotação e traslação da Terra
Ensinar conceitos abstratos como os movimentos do nosso planeta pode ser um desafio. Como tornar a rotação e a translação da Terra algo palpável e interessante...
Calendário infantil 2025
O calendário infantil 2025 é um instrumento educativo essencial que ajuda as crianças a desenvolverem uma compreensão da passagem do tempo. Nosso calendário 2025 foi especialmente...
Assuntos
Etiqueta dos meses do ano para imprimir
Aprender sobre os meses do ano é um passo gigante para que as crianças comecem a entender a passagem do tempo, a organização da rotina e...
Atividade interativa do movimento de rotação e translação da terra
Explore o fascinante universo da astronomia com a atividade interativa sobre o movimento de rotação e translação da terra, um recurso prático e envolvente para compreender...
Calendário 2026 para imprimir
5.0 (1)
Para uma criança, o tempo pode ser um conceito muito abstrato. "Ontem", "amanhã", "mês que vem" são ideias que levam tempo para se consolidarem. A maneira...
Assuntos
Perguntas e Respostas sobre Movimentos da Terra (Rotação e Translação) em PDF
Explore os fascinantes movimentos do nosso planeta com o material Perguntas e Respostas sobre Movimentos da Terra (Rotação e Translação) em PDF. Este recurso didático foi...
Recurso para trabalhar os cinco sentidos em sala de aula
Para aprofundar o estudo sobre como percebemos o mundo, criamos este Recurso para trabalhar os cinco sentidos em sala de aula. Este material é um complemento...
Assuntos
Atividade sobre por que os animais hibernam
O mundo animal é cheio de estratégias de sobrevivência incríveis, e a hibernação é uma das mais fascinantes! Como os animais conseguem "desligar" durante todo o...
Meses do ano para imprimir grande
Compreender a passagem do tempo é um conceito abstrato e um grande desafio para as crianças. A organização em dias, semanas, meses e anos é a...
Assuntos
No 4º ano do Ensino Fundamental, a exploração científica se aprofunda, convidando os alunos a investigar as interações entre os seres vivos e as transformações da matéria e da energia que regem o mundo. Mantendo o ensino de Ciências como investigação, esta fase estimula a formulação de perguntas, o planejamento de experimentos, a análise de dados e a construção de argumentos, desenvolvendo o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes.
Objetivos Gerais
O estudo de Ciências nos anos iniciais busca promover uma compreensão mais ampla e significativa do mundo. Os objetivos gerais, alinhados a uma pedagogia investigativa, buscam capacitar os alunos a:
- Aprender a organizar, analisar, interpretar, criticar e dar sentido à informação de maneira não superficial.
- Desenvolver uma apreciação pelo valor das evidências e da argumentação.
- Fomentar empatia e cuidado com a natureza e a tecnologia.
- Reconhecer que os conhecimentos não são verdades absolutas, mas sim frutos de um processo dinâmico.
- Aprender a conviver com a multiplicidade de interpretações e com a diversidade de ideias.
- Ser estimulados a continuar aprendendo ao sair da escola, favorecendo o "aprender a aprender" e o desenvolvimento da autonomia.
Índice de Atividades de Ciências para 4º Ano
Cadeias alimentares
- O que comem os animais?
- Cadeia alimentar
- Animais em extinção
- Preservação das espécies
- Riscos de extinção
Reprodução
- Reprodução dos animais
- Reprodução das plantas
Cuidados com o solo
- Erosão
- Saneamento básico
- Cuidados com a água
- Dengue - Aedes Aegypti
- Tratamento da água
Misturas
- Transformações químicas
- Estados físicos da matéria
- Reações químicas
Recursos naturais
- Recursos naturais renováveis
- Recursos naturais não renováveis
Metais e ligas metálicas
- Metais
- Ligas metálicas
Tempo e espaço
- Relógio do sol
- Calendário
- Fases da lua
- Dia e a noite
- Pontos cardeais
- Instrumentos de localização
Códigos BNCC para Ciências no 4º Ano
As atividades propostas estão em consonância com as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o 4º ano do Ensino Fundamental:
- (EF04CI01) Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição.
- (EF04CI02) Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).
- (EF04CI03) Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras não (como o cozimento do ovo, a queima do papel etc.).
- (EF04CI04) Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.
- EF04CI05) Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema.
- (EF04CI06) Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição.
- (EF04CI07) Verificar a participação de microrganismos na produção de alimentos, combustíveis, medicamentos, entre outros.
- (EF04CI08) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos, atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas.
- (EF04CI09) Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon).
- (EF04CI10) Comparar as indicações dos pontos cardeais resultantes da observação das sombras de uma vara (gnômon) com aquelas obtidas por meio de uma bússola.
- (EF04CI11) Associar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares e ao uso desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas.