


Atividade de coordenação motora fina: pinte a abelha seguindo o padrão
Assuntos
Páginas
5 páginas
Séries
Tipos
Atividades
Licença
Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.
Compartilhar Atividade
Descrição da Atividade
Desenvolver a coordenação motora fina é um dos pilares da Educação Infantil, e que tal fazer isso com um desafio de pintura guiada? Nossa atividade propõe que a criança pinte uma simpática abelha, mas com uma missão especial: seguir um padrão de cores. É uma forma inteligente e divertida de trabalhar a precisão dos movimentos, a concentração e a capacidade de observação.
Objetivos pedagógicos
Esta atividade de pintura com padrão foi criada para desenvolver habilidades integradas. Os principais objetivos são:
- Exercitar o controle do lápis ou giz de cera, a força aplicada e o movimento de pinça, essenciais para a futura escrita.
- A criança precisa observar o modelo, identificar o padrão de listras (amarelo e preto) e replicá-lo no desenho maior.
- A tarefa de pintar dentro das linhas e seguir a sequência de cores exige foco e atenção aos detalhes.
- Consolida a identificação das cores primárias, neste caso, o amarelo e o preto.
- A atividade consiste em executar uma tarefa a partir de um comando e um modelo visual.
Conteúdo do material
Nosso arquivo PDF contém quatro desenhos grandes de uma abelha para colorir. A criança deve colorir o inseto nas cores indicadas.
Alinhamento com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular)
Esta atividade está em total conformidade com os campos de experiência e objetivos de aprendizagem da BNCC para a Educação Infantil.
Campo de Experiência: "Corpo, gestos e movimentos"
- Código: (EI03CG05) - Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas, como desenhar e pintar, desenvolvendo maior controle sobre seus traços.
Campo de Experiência: "Traços, sons, cores e formas"
- Código: (EI03TS02) - Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (giz de cera, lápis de cor), explorando cores e formas na produção de trabalhos artísticos.
Campo de Experiência: "Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações"
- Código: (EI03ET05) - Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. A atividade de seguir um padrão é um exercício inicial desta habilidade, onde a criança replica uma sequência de cores observada.
A atividade de colorir seguindo um padrão de cores um exercício completo, já que une a diversão da pintura à tarefa cognitiva de seguir um modelo. É uma maneira excelente de avaliar e desenvolver a coordenação motora fina e a capacidade de concentração de forma direcionada e muito visual.
Gostou de seguir o padrão? Descubra uma colmeia de ideias!
Esta atividade de pintura guiada é uma forma fantástica de trabalhar o tema das abelhas. Se você busca mais inspiração, com diferentes abordagens, como artes, brincadeiras e atividades sensoriais, precisa conhecer nosso post pilar!
Avaliações
0.0 de 5 estrelas
0.0
Baseado em 0 avaliações
Compartilhe sua opinião
Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros
Escreva uma avaliaçãoMateriais Similares

Molde da letra N
Português

Molde da letra B
Português

Molde da letra S
Alfabeto

Molde da letra D
Português

Cartaz das vogais
Português

Molde da letra O
Português

Molde da letra C
Português

Molde da letra E
Português