Poema A semente, de Bia Bedran: interpretação de texto

Licença

Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.

Descrição da Atividade

Este material de interpretação do poema "A semente", de Bia Bedran, foi criado com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento da leitura e compreensão textual, bem como na exploração de conceitos de ciências e língua portuguesa. O texto é a letra da música de Bia Bedran, que narra de forma poética e lúdica o ciclo de vida de uma semente que se transforma em árvore.

O que você encontra no material

O material de apoio para a interpretação do poema "A semente" é composto por diversas atividades para aprimorar o aprendizado e aprofundar o conhecimento da criança sobre o poema. As atividades propostas incluem:

  • Atividade 1: O aluno deve enumerar as frases na ordem correta em que os eventos acontecem na música, como a semente dormindo, a chegada da chuva e o sol, e a transformação em árvore.
  • Atividade 2: O aluno associa elementos da natureza, como a semente, a chuvinha e o sol, às suas ações na história.
  • Atividade 3: A criança deve completar frases imaginando-se como a semente, descrevendo seus sentimentos e sensações em diferentes momentos da história.
  • Atividade 4: O aluno identifica e lista os três "ingredientes" principais que a natureza deu à semente para ela crescer.
  • Atividade 5: A criança desenha, em espaços em branco, as diferentes cenas da história que representam o ciclo de vida da árvore: a semente dormindo, a chegada da chuva, o sol aparecendo e a árvore grande com frutos.
  • Atividade 6: O aluno copia todos os substantivos encontrados em trechos específicos da música.
  • Atividade 7: A criança encontra e lista três verbos que representam ações realizadas pela semente.
  • Atividade 8: O aluno completa frases com os adjetivos que dão qualidades à semente e aos frutos na letra da música.
  • Atividade 9: A criança transforma palavras em seu diminutivo, seguindo o exemplo de "chuva -> chuvinha" presente na canção.
  • Atividade 10: O aluno continua a história da semente imaginando o que acontece com uma nova semente que cai no chão.

Atividades complementares
As atividades a seguir são uma ampliação do material disponível, estimulando a autonomia, a exploração sensorial e a conexão da criança com a natureza.

Montando o ciclo da vida com as mãos: Crie um "tapete de história" no chão usando objetos da natureza. A criança pode usar sementes reais, um borrifador para representar a chuva, uma lanterna para o sol e pequenos galhos e folhas para simbolizar a árvore. A proposta é que ela reconstrua a história com as próprias mãos, manipulando os elementos enquanto reconta o poema.

Sensorial da semente: Separe diferentes tipos de sementes (feijão, milho, girassol, etc.) em potes. A criança, com os olhos vendados, deve sentir a textura, o formato e o tamanho de cada uma, e tentar adivinhar qual é. A atividade trabalha o tato e a concentração.

Horta da semente: Em vasos pequenos, a criança pode plantar uma semente e ser responsável por cuidar dela, regando (representando a "chuvinha") e colocando no sol. O objetivo é que ela observe de perto o ciclo de crescimento e veja, na prática, o que o poema narra. É uma excelente forma de desenvolver a responsabilidade e a conexão com a natureza.

Desenho no chão com elementos da natureza: A criança pode usar pedras, terra, folhas, flores e pequenos galhos para criar sua própria ilustração do poema no chão do pátio ou da sala. A atividade incentiva a criatividade e a expressão artística com materiais naturais e tangíveis, seguindo o princípio montessoriano de aprendizado com o concreto.

A caixa de substantivos e adjetivos: Em uma caixa, separe pequenos cartões. Em um grupo, escreva os substantivos do poema ("semente", "árvore", "sol", etc.). Em outro, os adjetivos ("pequenininha", "tranquila", "saborosos"). A criança deve associar as qualidades (adjetivos) aos seres (substantivos) correspondentes, reforçando o conhecimento gramatical de forma lúdica e visual.

Alinhamento com a BNCC

O material de interpretação do poema "A semente" está em alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contemplando diversas habilidades essenciais para a educação infantil e para os anos iniciais do ensino fundamental. Abaixo, destacamos alguns dos códigos e descrições das habilidades abordadas:

Códigos e Descrições da BNCC:
  • EF02LP12: Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, como poemas, em prosa, canções e letras de canções, de modo a fruir a leitura e explorar os sentidos do texto.
  • EF02LP13: Observar, em textos de gêneros variados, o uso de adjetivos e sua função de caracterizar os substantivos.
  • EF02LP15: Identificar a função de verbos de ação, de estado e de fenômenos da natureza.
  • EF02LP18: Identificar e classificar substantivos (próprios, comuns, coletivos) e adjetivos (simples, compostos).
  • EF02CI06: Relacionar o ciclo de vida de plantas e animais com o seu ambiente.
  • EI03EF01: Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre o que leu, ouviu, assistiu ou criou.
  • EI03EF04: Levantar hipóteses sobre a função de textos (cartas, bilhetes, receitas, listas, poemas) em situações do cotidiano.

Essas atividades e o material de apoio ajudam a enriquecer o processo de aprendizagem, tornando a exploração do poema de Bia Bedran uma experiência completa e significativa para as crianças.

Avaliações

0.0 de 5 estrelas

0.0

Baseado em 0 avaliações

Compartilhe sua opinião

Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros

Escreva uma avaliação

Materiais Similares