


Produção de texto sobre educação ambiental
Assuntos
Páginas
4 páginas
Tipos
Atividades
Licença
Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.
Compartilhar Atividade
Descrição da Atividade
Formar cidadãos conscientes sobre a importância de cuidar do nosso planeta é uma das missões mais importantes da educação. Mas como transformar um tema tão amplo como "meio ambiente" em algo pessoal e significativo para uma criança? A resposta pode estar em uma simples imagem. Nossa atividade de produção de texto utiliza o poder de uma tirinha para provocar a reflexão e inspirar a escrita. Ela parte de um questionamento visual para que a criança construa seu próprio argumento sobre a importância de cada pequena ação.
O que você vai encontrar no material?
O material apresenta uma tirinha da Magali (Turma da Mônica) sem falas que contrasta duas realidades:
a. O ato individual e positivo de uma pessoa regando uma pequena planta.
b. O cenário maior, revelando uma cidade com fábricas poluindo o ar.
Essa imagem é um convite à reflexão: será que minha pequena ação faz diferença diante de um problema tão grande?
Com base na observação da tirinha, a criança é convidada a escrever uma redação sobre a importância de cuidar do meio ambiente. Uma página inteira com linhas está disponível para que o aluno possa organizar suas ideias e escrever seu texto final.
5 Atividades para expandir a reflexão
Transforme a produção de texto em um projeto completo que conecta ideias, palavras e ações.
1. Roda de conversa e tempestade de ideias: Antes de escrever, promova um debate. Mostre a tirinha e pergunte: "O que vocês sentiram ao ver as imagens? A pessoa que rega a planta está fazendo a coisa certa? Por quê? O que mais ela poderia fazer?". Anote as palavras-chave e as ideias que surgirem. Isso cria um "banco de ideias" coletivo e ajuda a organizar o pensamento para a escrita.
2. Detetives do desperdício (Observação concreta): Transforme as crianças em "detetives ambientais" por um dia. A missão é observar e anotar em um pequeno caderno os exemplos de desperdício (uma torneira pingando, uma luz acesa em um cômodo vazio) e também as boas práticas (alguém separando o lixo, usando uma sacola retornável) na escola ou em casa. Essa observação concreta fornece material real e exemplos para a redação.
3. Mural das soluções: Divida uma grande folha de papel pardo em duas colunas: "Problemas" e "Soluções". As crianças podem recortar de revistas ou desenhar figuras que representem problemas ambientais (lixo na rua, fumaça) e, ao lado, as soluções correspondentes (lixeira, bicicleta). Este painel visual ajuda a estruturar o texto, especialmente a parte de argumentação e propostas.
4. Triagem e classificação do lixo: Uma atividade prática de vida. Reúna embalagens limpas de diferentes materiais (plástico, papel, metal, vidro). Crie estações de "coleta seletiva" com caixas coloridas. A criança deve classificar cada item, colocando-o na lixeira correta. Isso internaliza o conceito de reciclagem e fornece vocabulário específico para o texto.
Alinhamento com a BNCC (Ensino Fundamental)
Esta atividade de produção textual é interdisciplinar e se alinha a diversas competências e habilidades da BNCC.
• Língua Portuguesa:
▪ Práticas de Linguagem: Leitura/escuta (interpretação de texto verbo-visual), Produção de textos (escrita autônoma), Oralidade (discussão em grupo).
- EF15LP04: Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos. (Ao interpretar a tirinha).
- EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido [...].
- EF35LP07: Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
• Ciências da Natureza:
- EF03CI04: Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo. (Pode ser expandido para o impacto da poluição na vida animal).
- EF05CI04: Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas de consumo consciente.
• Tema Transversal: Meio Ambiente.
Escrever sobre o meio ambiente pode se tornar um exercício de cidadania, quando aproveitamos a ocasião para promover uma reflexão sobre nossas ações no dia a dia. O interessante é ajudar a criança a construir sua própria linha de raciocínio e a valorizar suas próprias ações para conseguir um futuro mais sustentável.
Avaliações
0.0 de 5 estrelas
0.0
Baseado em 0 avaliações
Compartilhe sua opinião
Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros
Escreva uma avaliaçãoMateriais Similares



Caligrafia alfabeto
Língua Portuguesa

Atividade dias da semana
Ciências

Alfabeto vazado
Língua Portuguesa

Alfabeto para sala de aula
Língua Portuguesa

Atividade vogal inicial
Língua Portuguesa

Atividade letra Z
Língua Portuguesa