Filtros

Selecionados Assunto Ensino Religioso
Assuntos

6 resultados

Atividades de Ensino Religioso

Atividades sobre os Reis magos para imprimir para Educação Infantil, 1º Ano, 2º Ano de Datas Comemorativas, Ensino Religio...

Atividades sobre os Reis magos para imprimir

As Atividades sobre os Reis magos para imprimir são um recurso encantador e educativo, ideal para celebrar a Epifania de forma lúdica e significativa. Este material...

Oficina de Natal Montando o presépio para Educação Infantil, 1º Ano, 2º Ano de Datas Comemorativas, Natal, Ensino Religios...

Oficina de Natal Montando o presépio

A Oficina de Natal Montando o presépio é uma atividade encantadora que transforma a contagem regressiva para o Natal em uma experiência educativa e significativa. Com...

Desenhar e colorir a cena do presépio para Educação Infantil, 1º Ano, 2º Ano de Ensino Religioso, Datas Comemorativas, Nat...

Desenhar e colorir a cena do presépio

Desenhar e colorir a cena do presépio é um material educativo especial para celebrar o Natal na sala de aula, combinando arte, criatividade e reflexão sobre...

Atividade sobre a coroa do advento para imprimir para 4º Ano, 5º Ano de Datas Comemorativas, Natal, Ensino Religioso - Mat...

Atividade sobre a coroa do advento para imprimir

O Natal está chegando e, com ele, o tempo do Advento, um período especial de preparação e expectativa. Para auxiliar os educadores a trabalharem este tema...

Quebra-cabeça bíblico para imprimir para Educação Infantil, 1º Ano, 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano, 5º Ano de Ensino Religioso - M...

Quebra-cabeça bíblico para imprimir

5.0 (1)

Introduzir as crianças às narrativas bíblicas pode ser uma experiência lúdica e memorável. Este post apresenta um quebra-cabeça bíblico para imprimir, um recurso educativo desenvolvido para...

Atividade Ser amigo é para 1º Ano, 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano, 5º Ano de Datas Comemorativas, Português, Ensino Religioso, Dia...

Atividade Ser amigo é

5.0 (1)

Na atividade Ser amigo é... a criança é convidada a falar sobre o que é a amizade. É importante, desde pequenos, ensinarmos às nossas crianças o...

Longe de ser um espaço para a doutrinação ou o ensino de uma única crença, o Ensino Religioso no Ensino Fundamental, conforme orientado pela BNCC, é uma disciplina de caráter laico, que atua como uma janela para o conhecimento da diversidade de culturas, crenças e filosofias de vida que compõem a humanidade. É uma oportunidade única para que os alunos desenvolvam a empatia, o respeito e a capacidade de dialogar com o diferente.

O objetivo não é formar adeptos, mas sim cidadãos críticos e informados, capazes de compreender o fenômeno religioso como um importante elemento da história e da cultura, e de construir uma sociedade mais justa, pacífica e plural.

Objetivos Gerais do Estudo de Ensino Religioso no Ensino Fundamental

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estrutura o Ensino Religioso em torno do conhecimento e do respeito à diversidade, sem privilegiar nenhuma crença. Seus grandes objetivos, que se aprofundam ao longo dos nove anos, são:

  • Reconhecer e Acolher a Diversidade: O principal objetivo é que o aluno identifique e acolha as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós, valorizando a diversidade de identidades, crenças e modos de vida, tanto em seu ambiente próximo quanto em contextos mais amplos. (Ex: EF01ER01, EF01ER02).
  • Conhecer e Respeitar as Manifestações Religiosas: O aluno é convidado a conhecer e a descrever as diferentes formas como as tradições religiosas se expressam no mundo, como por meio de rituais, roupas, alimentos, espaços sagrados, músicas e símbolos. O foco é compreender o significado desses elementos para cada cultura, sem emitiir juízo de valor. (Ex: EF03ER01, EF04ER02).
  • Analisar Crenças e Filosofias de Vida: O estudo se aprofunda na investigação das narrativas sagradas (orais ou escritas), das ideias sobre vida e morte e das respostas que diferentes religiões e filosofias de vida (incluindo as não religiosas) oferecem para as grandes questões humanas. O objetivo é compreender esses saberes como parte do patrimônio cultural da humanidade. (Ex: EF06ER03, EF07ER01).
  • Identificar e Refletir sobre Princípios Éticos: O aluno é estimulado a identificar os princípios éticos e os valores morais presentes em diferentes tradições religiosas e filosofias de vida (como justiça, solidariedade, amor ao próximo), refletindo sobre como eles podem influenciar as condutas pessoais e coletivas na busca por uma cultura de paz. (Ex: EF09ER07).

Índice de Atividades de Ensino Religioso para o Ensino Fundamental

Anos Iniciais (1º ao 5º ano)

  • Identidade e Memória: Criação da "Árvore da Vida" com desenhos que representem a família, os gostos e os valores de cada um; elaboração de um "mapa de sentimentos".
  • Símbolos e Rituais: "Caixa de Tesouros Sagrados", onde os alunos trazem (ou desenham) objetos que são importantes para suas famílias e explicam o porquê; pesquisa sobre as diferentes festas e celebrações (Natal, Páscoa, Festa Junina, Hanukkah, Ramadã) e seus significados.
  • Lugares Sagrados: Passeios virtuais ou análise de imagens de diferentes espaços religiosos (igrejas, mesquitas, sinagogas, templos, terreiros), observando sua arquitetura e seus símbolos.
  • Narrativas Sagradas: Roda de leitura e ilustração de histórias e mitos de criação de diferentes culturas (indígena, africana, greco-romana, cristã, etc.), tratando-os como patrimônio literário.
  • Valores e Convivência: Criação de um "Mural da Gentileza"; debates a partir de fábulas e parábolas que ensinam valores como a honestidade, a amizade e o respeito.
  • Textos Sagrados: Pesquisa e apresentação em seminários sobre a história e os ensinamentos centrais de diferentes livros sagrados (Bíblia, Alcorão, Torá, Vedas), analisando-os como documentos históricos e culturais.
  • Liderança e Espiritualidade: Estudo de biografias de grandes líderes religiosos e espirituais que lutaram pela paz e pela justiça (Gandhi, Martin Luther King Jr., Chico Xavier, Dalai Lama, etc.).
  • Debates Estruturados: Organização de debates sobre temas como a relação entre ciência e religião, liberdade de expressão e tolerância religiosa.
  • Arte e Religião: Análise de obras de arte, músicas e filmes que retratam temas religiosos, discutindo como a arte é usada para expressar a fé e a espiritualidade.
  • Ética e Cidadania: Criação de um "Código de Ética da Turma" inspirado nos princípios éticos estudados em diferentes tradições religiosas e filosofias de vida; desenvolvimento de projetos sociais e de voluntariado na comunidade.