60 resultados
Resultados da busca para 'I'
Cartaz fases da lua
O cartaz com as fases da lua é um recurso didático para o ensino de astronomia básica. Através do pôster, podemos apresentar as diferentes fases lunares,...
Assuntos
Partes do cérebro e suas funções
Esta atividade educativa visa explorar a anatomia e as funções do cérebro humano de forma interativa e didática, permitindo que os alunos compreendam melhor este importante...
Assuntos
Atividades lúdicas de inverno para crianças nas férias
As férias de inverno chegaram e, com elas, o desafio de manter as crianças entretidas e engajadas dentro de casa, preferentemente longe das telas. O frio...
Assuntos
Recursos Educativos, Ciências, Estações do ano, Brincadeiras
Produção de texto sobre educação ambiental
Formar cidadãos conscientes sobre a importância de cuidar do nosso planeta é uma das missões mais importantes da educação. Mas como transformar um tema tão amplo...
Assuntos
Atividade sobre ciclo de vida da árvore
De uma minúscula semente a uma gigante que nos dá sombra e ar puro, a jornada de uma árvore é um dos espetáculos mais incríveis da...
Assuntos
Meses do ano para imprimir grande
Compreender a passagem do tempo é um conceito abstrato e um grande desafio para as crianças. A organização em dias, semanas, meses e anos é a...
Assuntos
Atividade sobre ossos das mãos para imprimir
As nossas mãos são incríveis. Com elas, escrevemos, desenhamos, construímos e fazemos carinho. Mas você já parou para pensar em como essa estrutura maravilhosa funciona por...
Assuntos
Atividade sobre os ossos dos pés para imprimir
Nossos pés são a base do nosso corpo. Eles nos levam para todos os lugares, nos permitem correr, pular, dançar e explorar o mundo. Entender a...
Assuntos
Atividade sobre as partes da árvore
As árvores são muito mais do que parte da paisagem. Elas são seres vivos complexos e essenciais para a vida na Terra. Ensinar as crianças sobre...
Assuntos
Caça ao tesouro dos insetos para imprimir
O mundo dos insetos é um universo fascinante e cheio de surpresas. É perfeito para despertar a curiosidade científica e o espírito de explorador nas crianças....
Assuntos
Etiqueta dos meses do ano para imprimir
Aprender sobre os meses do ano é um passo gigante para que as crianças comecem a entender a passagem do tempo, a organização da rotina e...
Atividade sobre meses do ano para imprimir
Compreender a passagem do tempo é uma habilidade fundamental na jornada de aprendizado de uma criança. A organização em dias, semanas e, principalmente, em meses, ajuda...
Ossos da mão para completar
Atividade sobre a anatomia da mão humana. A criança deve completar os espaços em branco identificando cada um dos ossos que fazem parte da estrutura óssea...
Assuntos
Fontes de energia
A energia que usamos é obtida de diferentes recursos. Nesta atividade, a criança deve classificar quais deles são renováveis e quais não são renováveis. O objetivo...
Intestino para colorir
Desenho do intestino humano para colorir. Mais uma vez a atividade de colorir aparece como reforço para consolidar um conhecimento. Neste caso, depois de aprender sobre...
Assuntos
Sólido, líquido ou gasoso?
A atividade Sólido, líquido ou gasoso? é uma excelente maneira de introduzir às crianças os três estados físicos da matéria. Nesta tarefa, os alunos são apresentados...
Assuntos
Quais são os estados físicos da matéria?
A atividade Quais são os estados físicos da matéria? propõe ensinar às crianças os conceitos dos três estados fundamentais da matéria: sólido, líquido e gasoso. Nesta...
Assuntos
Identifique o estado físico da matéria
A atividade propõe à criança identificar o estado da matéria de cada um dos materiais apresentados. Para cada um deles, deve escrever, nos espaços em branco,...
Assuntos
Exercício sobre os estados da matéria
5.0 (1)
Um exercício prático para consolidar o estudo dos estados da matéria é propor a classificação de elementos em sólido, líquido ou gasoso. A criança recebe uma...
Assuntos
No 4º ano do Ensino Fundamental, a exploração científica se aprofunda, convidando os alunos a investigar as interações entre os seres vivos e as transformações da matéria e da energia que regem o mundo. Mantendo o ensino de Ciências como investigação, esta fase estimula a formulação de perguntas, o planejamento de experimentos, a análise de dados e a construção de argumentos, desenvolvendo o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes.
Objetivos Gerais
O estudo de Ciências nos anos iniciais busca promover uma compreensão mais ampla e significativa do mundo. Os objetivos gerais, alinhados a uma pedagogia investigativa, buscam capacitar os alunos a:
- Aprender a organizar, analisar, interpretar, criticar e dar sentido à informação de maneira não superficial.
- Desenvolver uma apreciação pelo valor das evidências e da argumentação.
- Fomentar empatia e cuidado com a natureza e a tecnologia.
- Reconhecer que os conhecimentos não são verdades absolutas, mas sim frutos de um processo dinâmico.
- Aprender a conviver com a multiplicidade de interpretações e com a diversidade de ideias.
- Ser estimulados a continuar aprendendo ao sair da escola, favorecendo o "aprender a aprender" e o desenvolvimento da autonomia.
Índice de Atividades de Ciências para 4º Ano
Cadeias alimentares
- O que comem os animais?
- Cadeia alimentar
- Animais em extinção
- Preservação das espécies
- Riscos de extinção
Reprodução
- Reprodução dos animais
- Reprodução das plantas
Cuidados com o solo
- Erosão
- Saneamento básico
- Cuidados com a água
- Dengue - Aedes Aegypti
- Tratamento da água
Misturas
- Transformações químicas
- Estados físicos da matéria
- Reações químicas
Recursos naturais
- Recursos naturais renováveis
- Recursos naturais não renováveis
Metais e ligas metálicas
- Metais
- Ligas metálicas
Tempo e espaço
- Relógio do sol
- Calendário
- Fases da lua
- Dia e a noite
- Pontos cardeais
- Instrumentos de localização
Códigos BNCC para Ciências no 4º Ano
As atividades propostas estão em consonância com as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o 4º ano do Ensino Fundamental:
- (EF04CI01) Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição.
- (EF04CI02) Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).
- (EF04CI03) Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras não (como o cozimento do ovo, a queima do papel etc.).
- (EF04CI04) Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.
- EF04CI05) Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema.
- (EF04CI06) Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição.
- (EF04CI07) Verificar a participação de microrganismos na produção de alimentos, combustíveis, medicamentos, entre outros.
- (EF04CI08) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos, atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas.
- (EF04CI09) Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon).
- (EF04CI10) Comparar as indicações dos pontos cardeais resultantes da observação das sombras de uma vara (gnômon) com aquelas obtidas por meio de uma bússola.
- (EF04CI11) Associar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares e ao uso desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas.