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Atividades de Adição para Educação Infantil

Na Educação Infantil, a adição não é apresentada como uma operação formal com símbolos e contas. Em vez disso, é uma descoberta concreta e lúdica, focada nas noções intuitivas de juntar e acrescentar. A "soma" acontece de forma natural durante as brincadeiras: quando uma criança tem dois carrinhos e ganha mais um, ou quando junta seus três blocos de montar com os dois blocos de um colega para construir uma torre maior.

O que se aprende sobre adição na Educação Infantil?

Nesta fase, o objetivo não é que a criança memorize fatos numéricos, mas que desenvolva o senso numérico e a noção de quantidade. O aprendizado ocorre por meio de experiências práticas e da manipulação de objetos. As crianças aprendem a:

  • Contar objetos de uma coleção.
  • Juntar dois ou mais grupos pequenos de objetos e recontá-los para descobrir o novo total.
  • Acrescentar itens a um grupo já existente e perceber que a quantidade aumentou.
  • Utilizar os dedos, palitos, tampinhas e outros materiais concretos para representar quantidades e as ações de somar.
  • Resolver problemas simples do cotidiano através da contagem e da junção de quantidades.

Alinhamento com a BNCC

Na Educação Infantil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) não define habilidades para operações matemáticas, mas sim objetivos de aprendizagem e desenvolvimento organizados em Campos de Experiência. As noções que preparam para a adição estão inseridas principalmente no campo "Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações".

Este campo estimula a criança a explorar o mundo ao seu redor, fazendo descobertas sobre o ambiente e a cultura matemática. O objetivo de aprendizagem que mais diretamente fundamenta o pensamento aditivo para as crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) é:

  • (EI03ET07): Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

Este objetivo é crucial porque, antes de poder "somar", a criança precisa construir uma base sólida sobre o que os números representam. Ela precisa entender que o numeral "3" corresponde a um conjunto de três objetos. A partir dessa compreensão, as experiências de juntar e acrescentar ganham significado, construindo, através da brincadeira, os alicerces para o conceito de adição que será formalizado nos anos seguintes do Ensino Fundamental.