Filtros

Selecionados Séries 4º Ano Assunto Educação Emocional
Assuntos

12 resultados

Atividades de Educação Emocional para 4º Ano

Palavras mágicas para imprimir para Educação Infantil, 1º Ano, 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano, 5º Ano de Painel, Educação Emociona...

Palavras mágicas para imprimir

Dizer "por favor", "obrigado", "com licença"... é uma forma de conseguir uma convivência mais harmoniosa, gentil e respeitosa entre as pessoas. Ensinar as Palavras Mágicas para...

Atividade antiestresse para crianças: grafismos criativos para acalmar a mente para 1º Ano, 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano, 5º Ano...

Atividade antiestresse para crianças: grafismos criativos para acalmar a mente

Em um mundo cheio de estímulos e exposição às telas, as crianças também podem sentir os efeitos do estresse e da ansiedade. Encontrar maneiras saudáveis de...

Atividade flor da amizade para imprimir para 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano, 5º Ano de Dia do Amigo, Datas Comemorativas, Educação...

Atividade flor da amizade para imprimir

5.0 (3)

Ensinar sobre o valor da amizade é uma das lições mais importantes na formação de uma criança. Para transformar essa conversa em um momento lúdico e...

Atividade sobre amizade para imprimir para 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano, 5º Ano de Dia do Amigo, Datas Comemorativas, Educação E...

Atividade sobre amizade para imprimir

Falar sobre amizade é explorar um universo de carinho, lealdade e alegria. E, muitas vezes, os amigos mais fiéis e presentes em nossas vidas têm quatro...

Atividade Pote da Gratidão para imprimir para 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano, 5º Ano de Educação Emocional, Autoconhecimento, Auto...

Atividade Pote da Gratidão para imprimir

Em um mundo acelerado, ensinar as crianças a pausar e apreciar as pequenas e grandes alegrias da vida é um verdadeiro presente. A gratidão é uma...

Atividade de Português Dia das Bruxas para 3º Ano, 4º Ano de Datas Comemorativas, Halloween, Ciências Sociais, Autoconheci...

Atividade de Português Dia das Bruxas

Esta encantadora atividade de autoconhecimento, decorada com simpáticos fantasminhas, é perfeita para celebrar o Halloween de forma educativa e divertida. Por meio de um atraente formulário...

Mensagem de autoestima para trabalhar com crianças para 1º Ano, 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano, 5º Ano de Autoconhecimento, Educaç...

Mensagem de autoestima para trabalhar com crianças

5.0 (2)

Apresentamos uma coleção especial de 8 cards com mensagens inspiradoras para fortalecer a autoestima infantil. Cultivar uma autoestima saudável desde a primeira infância é fundamental, pois...

Iceberg da raiva e o controle das emoções para 1º Ano, 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano, 5º Ano de Educação Emocional, Emoções - Mat...

Iceberg da raiva e o controle das emoções

O Iceberg da Raiva é uma metáfora visual que ajuda crianças e adolescentes a compreenderem melhor a complexidade de suas emoções, especialmente a raiva. Este recurso...

Conflitos e resoluções em quadrinhos para 3º Ano, 4º Ano, 5º Ano de Autorregulação Emocional, Educação Emocional, Portuguê...

Conflitos e resoluções em quadrinhos

Para trabalhar a autorregulação, levar as crianças a refletir sobre como resolver problemas do cotidiano é uma aposta interessante. A produção de texto ajuda a criança...

Autorregulação emocional: resolução de problemas para 3º Ano, 4º Ano, 5º Ano de Autorregulação Emocional, Educação Emocion...

Autorregulação emocional: resolução de problemas

Em Educação Emocional, é importante trabalhar com as crianças para que possam reconhecer e identificar as emoções nas diferentes situações vivenciadas. Mas é preciso dar um...

Atividade sobre ansiedade para 1º Ano, 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano, 5º Ano de Emoções, Educação Emocional - Material educacional

Atividade sobre ansiedade

5.0 (1)

Propomos às crianças um diálogo sobre ansiedade. Uma discussão rica pode ajudar a criança a reconhecer e identificar a ansiedade. Isso é importante para que possa...

Caras das emoções para palitoches para Educação Infantil, 1º Ano, 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano, 5º Ano de Teatro, Artes, Educaçã...

Caras das emoções para palitoches

Vamos fazer um teatro sobre as emoções básicas (alegria, tristeza, raiva, medo e nojo). A atividade traz uma série de carinhas de meninos e meninas expressando...

No 4º ano do Ensino Fundamental, o universo social da criança se expande. As amizades se tornam mais significativas, os trabalhos em grupo são mais frequentes e a percepção sobre si mesmo e sobre os outros se torna mais aguçada. É neste cenário que a Educação Emocional atua como uma bússola, ajudando os alunos a navegar por esse mar de novas emoções e interações.

O objetivo é criar um espaço de diálogo e confiança, onde as crianças possam aprender a identificar o que sentem, a expressar suas emoções de forma saudável e a construir relações baseadas no respeito e na empatia, fortalecendo sua autoestima e bem-estar.

Objetivos Gerais da Educação Emocional no 4º Ano

A Educação Emocional é um tema transversal que se conecta diretamente com as Competências Gerais da Educação Básica da BNCC, fundamentais para o desenvolvimento integral do aluno. Para o 4º ano, os objetivos se concentram em:

  • Desenvolver o autoconhecimento: Ajudar o aluno a identificar e nomear um vocabulário emocional mais rico (como alegria, tristeza, raiva, medo, surpresa, nojo), compreendendo o que pode causar cada sentimento e como ele se manifesta no corpo. (Relacionado à Competência Geral 8 da BNCC: Autoconhecimento e autocuidado).
  • Incentivar a autogestão: Apresentar estratégias simples e práticas para que a criança comece a gerenciar suas emoções, aprendendo a lidar com a frustração e a encontrar maneiras construtivas de expressar a raiva, por exemplo. (Relacionado à Competência Geral 8 da BNCC).
  • Construir a empatia e a consciência social: Fomentar a capacidade de perceber os sentimentos e as necessidades dos colegas, aprendendo a ouvir e a valorizar diferentes perspectivas. O objetivo é fortalecer o senso de coletividade e o cuidado com o outro. (Relacionado à Competência Geral 9 da BNCC: Empatia e cooperação).
  • Aprimorar as habilidades de relacionamento: Incentivar a comunicação clara e respeitosa, o trabalho em equipe e a colaboração. Os alunos aprendem a importância de cooperar para alcançar objetivos comuns e a resolver pequenos desentendimentos de forma pacífica. (Relacionado à Competência Geral 9 da BNCC).
  • Promover a tomada de decisão responsável: Estimular a reflexão sobre as consequências das próprias atitudes, incentivando escolhas que promovam o bem-estar individual e coletivo e que demonstrem respeito pelas regras de convivência. (Relacionado à Competência Geral 10 da BNCC: Responsabilidade e cidadania).

Índice de Atividades de Educação Emocional para o 4º Ano

Autoconhecimento e Autogestão

  • Criação de um "Emocionário": um dicionário ilustrado de emoções criado pela turma.
  • "Caixinha da Calma": uma caixa pessoal com objetos que ajudem a criança a se acalmar (massinha, um livro, um desenho para colorir).
  • "Roda dos Sentimentos": um momento no início da aula para que os alunos compartilhem (se quiserem) como estão se sentindo.
  • Teatro de fantoches para representar situações que geram diferentes emoções.

Empatia e Cooperação

  • "O Amigo Secreto da Gentileza": cada aluno sorteia um colega para, durante uma semana, fazer pequenas gentilezas secretas por ele.
  • Leitura de histórias e fábulas que permitam discutir os sentimentos dos personagens.
 • Criação de projetos em grupo nos quais todos os membros precisem colaborar para o sucesso da tarefa.
  • "Carta para um colega": atividade em que os alunos escrevem mensagens positivas uns para os outros.

Comunicação e Resolução de Conflitos

  • Jogo de papéis para treinar como expressar um descontentamento de forma respeitosa.
  • Criação de um "passo a passo" para resolver conflitos, como: 1. Acalmar-se; 2. Falar sobre o que sentiu; 3. Ouvir o outro; 4. Buscar uma solução juntos.
  • "Ouvido de Gigante e Boca de Formiga": dinâmica para treinar a escuta ativa.

Tomada de Decisão Responsável

  • Debates sobre situações hipotéticas (Ex: "O que você faria se visse um colega sendo excluído da brincadeira?").
  • Criação de um "Mural das Consequências", analisando os resultados positivos e negativos de diferentes atitudes.
  • Criação coletiva das regras de convivência da turma, com as responsabilidades de cada um.