Filtros

Selecionados Séries 5º Ano Assunto Corpo humano
Assuntos

13 resultados

Atividades de Corpo humano para 5º Ano

Atividade sobre ossos das mãos para imprimir para 4º Ano, 5º Ano de Corpo humano, Ciências - Material educacional

Atividade sobre ossos das mãos para imprimir

As nossas mãos são incríveis. Com elas, escrevemos, desenhamos, construímos e fazemos carinho. Mas você já parou para pensar em como essa estrutura maravilhosa funciona por...

Séries

4º Ano, 5º Ano

Atividade sobre os ossos dos pés para imprimir para 4º Ano, 5º Ano de Ciências, Corpo humano - Material educacional

Atividade sobre os ossos dos pés para imprimir

Nossos pés são a base do nosso corpo. Eles nos levam para todos os lugares, nos permitem correr, pular, dançar e explorar o mundo. Entender a...

Séries

4º Ano, 5º Ano

Atividades sobre sistema respiratório 5 ano para 5º Ano de Ciências, Corpo humano - Material educacional

Atividades sobre sistema respiratório 5 ano

5.0 (1)

Os exercícios sobre o sistema respiratório baseados em diagramas, como os apresentados no material, auxiliam o estudante no aprendizado do corpo humano.A seguir, explicamos algumas propostas...

Séries

5º Ano

Partes do cérebro e suas funções para 4º Ano, 5º Ano de Ciências, Corpo humano - Material educacional

Partes do cérebro e suas funções

Esta atividade educativa visa explorar a anatomia e as funções do cérebro humano de forma interativa e didática, permitindo que os alunos compreendam melhor este importante...

Séries

4º Ano, 5º Ano

Partes do cérebro e suas funções para 4º Ano, 5º Ano de Ciências, Corpo humano - Material educacional

Partes do cérebro e suas funções

5.0 (1)

O cérebro humano é um órgão fascinante que funciona como o centro de comando do nosso corpo. Dividido em diferentes regiões, cada área tem funções específicas...

Séries

4º Ano, 5º Ano

Cérebro e suas partes para 3º Ano, 4º Ano, 5º Ano de Ciências, Corpo humano - Material educacional

Cérebro e suas partes

O cérebro humano é um órgão fascinante que controla todas as funções do nosso corpo. Dividido em diferentes regiões, cada área tem uma função específica e...

Partes do coração humano para 3º Ano, 4º Ano, 5º Ano de Ciências, Corpo humano - Material educacional

Partes do coração humano

O coração humano é um órgão muscular composto por quatro câmaras principais: dois átrios (direito e esquerdo) e dois ventrículos (direito e esquerdo). Essas câmaras são...

Atividade do sistema respiratorio para 3º Ano, 4º Ano, 5º Ano de Corpo humano, Ciências - Material educacional

Atividade do sistema respiratorio

5.0 (1)

Na atividade do sistema respiratório, a criança deve escrever as diferentes partes do sistema no espaço correto. É importante conhecer as características, localização e funções de...

Anatomia do coração para completar para 3º Ano, 4º Ano, 5º Ano de Corpo humano, Ciências - Material educacional

Anatomia do coração para completar

5.0 (1)

A atividade proposta favorece o conhecimento da anatomia do coração humano. A criança deve identificar e nomear suas principais estruturas. Esta tarefa visa a melhorar a...

Recurso para trabalhar os cinco sentidos em sala de aula para Educação Infantil, 1º Ano, 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano, 5º Ano de...

Recurso para trabalhar os cinco sentidos em sala de aula

Para aprofundar o estudo sobre como percebemos o mundo, criamos este Recurso para trabalhar os cinco sentidos em sala de aula. Este material é um complemento...

Jogo da memória dos 5 sentidos para imprimir para Educação Infantil, 1º Ano, 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano, 5º Ano de Corpo human...

Jogo da memória dos 5 sentidos para imprimir

4.0 (1)

Aprender brincando é sempre mais divertido! Apresentamos o nosso Jogo da memória dos cinco sentidos para imprimir, uma ferramenta pedagógica lúdica e eficaz, ideal para complementar...

Atividade sistema digestório 5 ano para 5º Ano de Ciências, Corpo humano - Material educacional

Atividade sistema digestório 5 ano

5.0 (1)

A atividade do sistema digestório para alunos e alunas do 5º ano do Ensino Fundamental é algo mais complexa do que nas etapas anteriores. Depois de...

Séries

5º Ano

Atividade sobre sistema digestório para 3º Ano, 4º Ano, 5º Ano de Ciências, Corpo humano - Material educacional

Atividade sobre sistema digestório

Na atividade proposta, nossas meninas e meninos devem preencher os espaços em branco com as palavras da caixa, completando, assim os nomes das partes que compõem...

O 5º ano representa o ápice da jornada de descoberta sobre o corpo humano no Ensino Fundamental I. Nesta fase, os alunos consolidam os conhecimentos adquiridos e dão um salto qualitativo em direção a uma compreensão mais sistêmica e integrada. Eles já não veem o corpo como uma coleção de partes, mas como um organismo complexo e dinâmico, onde tudo está interligado. A abordagem pedagógica deve ser focada na integração dos sistemas e na regulação do organismo. O professor assume um papel de curador, orientando projetos de pesquisa, debates e a construção de modelos mais elaborados. O objetivo é desenvolver o pensamento crítico, mostrando como nossas escolhas e o ambiente impactam diretamente a saúde e o funcionamento do corpo, e preparando o terreno para os estudos mais aprofundados de Ciências e Biologia dos anos seguintes.

Tópicos a serem trabalhados:

O foco é aprofundar o conhecimento sobre os sistemas, entender como eles são controlados e abordar as mudanças significativas que marcam o início da adolescência.

A Grande integração: corpo em movimento

Este é o momento de sintetizar tudo. A melhor maneira de fazer isso é através de perguntas-problema.

  • Análise de Ações Complexas: Propor um desafio como: "O que acontece em nosso corpo quando corremos para pegar um ônibus?". A resposta deve mobilizar o conhecimento de múltiplos sistemas: o Sistema Nervoso (que dá o comando), o Sistema Locomotor (que executa o movimento), o Sistema Respiratório (que acelera para captar mais oxigênio), o Sistema Circulatório (cujo coração bate mais rápido para levar oxigênio e energia aos músculos) e o Sistema Endócrino (que libera adrenalina).
Os Grandes Reguladores: Sistemas Nervoso e Endócrino

Apresenta-se a dupla de comando do corpo.

  • Revisão do Sistema Nervoso: Consolidar o papel do cérebro, medula e nervos no processamento de informações e no controle de ações voluntárias e involuntárias.
  • Introdução ao Sistema Endócrino: Apresentar este sistema como o segundo grande centro de controle, que funciona através de mensageiros químicos chamados hormônios. Explicar que, enquanto o sistema nervoso envia mensagens rápidas e elétricas, o sistema endócrino envia mensagens mais lentas e duradouras pelo sangue. Este conceito é a chave para entender o próximo tópico.
As Transformações da Puberdade:

Este tema é central no 5º ano e deve ser abordado com naturalidade, respeito e foco na ciência, criando um ambiente seguro para dúvidas.

  • O Gatilho Hormonal: Explicar que a puberdade é um processo natural iniciado pela ação de hormônios (liberados pelo sistema endócrino).
 ▪ Mudanças no Corpo Masculino e Feminino: Detalhar as principais transformações físicas que ocorrem em meninos (mudança da voz, aparecimento de pelos, crescimento dos testículos) e em meninas (crescimento dos seios, início da menstruação, alargamento dos quadris).
  • Menstruação: Explicar o ciclo menstrual de forma clara e objetiva, como um processo natural do corpo feminino que indica a possibilidade de gerar uma vida.
  • Aspectos Emocionais e Sociais: Conversar sobre as mudanças de humor, novas emoções e a importância do respeito ao ritmo de desenvolvimento de cada um.
Sistema Reprodutor e a Geração da Vida:

Aprofundar o conhecimento sobre a anatomia e fisiologia da reprodução humana.

  • Fisiologia da Reprodução: Revisitar os órgãos reprodutores e explicar de forma mais detalhada seus papéis no processo de fecundação (o encontro do espermatozoide com o óvulo), nidação (quando o óvulo fecundado se fixa no útero), gestação (o desenvolvimento do bebê) e parto.
  • Hereditariedade: Introduzir noções básicas de que herdamos características de nossos pais através das informações contidas nas células reprodutivas.
  • Sistema Imunológico: Defesa e Memória
O conceito de defesa do corpo é aprofundado.
  • Células de Defesa: Apresentar os glóbulos brancos como um exército diverso, com diferentes "soldados" para diferentes missões (identificar invasores, produzir anticorpos, etc.).
  • Anticorpos: Explicar os anticorpos como "armas" específicas criadas para neutralizar um tipo de invasor (vírus ou bactéria).
  • Memória Imunológica: Aprofundar a explicação sobre as vacinas, mostrando que elas ensinam o corpo a produzir anticorpos e a criar "células de memória", que permitirão uma resposta rápida caso o corpo encontre aquele invasor no futuro. Isso justifica por que não pegamos algumas doenças mais de uma vez.