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Atividades de Educação Emocional para 5º Ano
Palavras mágicas para imprimir
Dizer "por favor", "obrigado", "com licença"... é uma forma de conseguir uma convivência mais harmoniosa, gentil e respeitosa entre as pessoas. Ensinar as Palavras Mágicas para...
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Atividade antiestresse para crianças: grafismos criativos para acalmar a mente
Em um mundo cheio de estímulos e exposição às telas, as crianças também podem sentir os efeitos do estresse e da ansiedade. Encontrar maneiras saudáveis de...
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Educação Emocional, Autorregulação Emocional, Artes, Grafismos
Atividade flor da amizade para imprimir
5.0 (3)
Ensinar sobre o valor da amizade é uma das lições mais importantes na formação de uma criança. Para transformar essa conversa em um momento lúdico e...
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Atividade sobre amizade para imprimir
Falar sobre amizade é explorar um universo de carinho, lealdade e alegria. E, muitas vezes, os amigos mais fiéis e presentes em nossas vidas têm quatro...
Atividade Pote da Gratidão para imprimir
Em um mundo acelerado, ensinar as crianças a pausar e apreciar as pequenas e grandes alegrias da vida é um verdadeiro presente. A gratidão é uma...
Mensagem de autoestima para trabalhar com crianças
5.0 (2)
Apresentamos uma coleção especial de 8 cards com mensagens inspiradoras para fortalecer a autoestima infantil. Cultivar uma autoestima saudável desde a primeira infância é fundamental, pois...
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Iceberg da raiva e o controle das emoções
O Iceberg da Raiva é uma metáfora visual que ajuda crianças e adolescentes a compreenderem melhor a complexidade de suas emoções, especialmente a raiva. Este recurso...
Conflitos e resoluções em quadrinhos
Para trabalhar a autorregulação, levar as crianças a refletir sobre como resolver problemas do cotidiano é uma aposta interessante. A produção de texto ajuda a criança...
Autorregulação emocional: resolução de problemas
Em Educação Emocional, é importante trabalhar com as crianças para que possam reconhecer e identificar as emoções nas diferentes situações vivenciadas. Mas é preciso dar um...
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Atividade sobre ansiedade
5.0 (1)
Propomos às crianças um diálogo sobre ansiedade. Uma discussão rica pode ajudar a criança a reconhecer e identificar a ansiedade. Isso é importante para que possa...
Caras das emoções para palitoches
Vamos fazer um teatro sobre as emoções básicas (alegria, tristeza, raiva, medo e nojo). A atividade traz uma série de carinhas de meninos e meninas expressando...
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O 5º ano é um período de grandes transições. As crianças estão na fronteira da pré-adolescência, as amizades se tornam mais complexas e os desafios acadêmicos e sociais se intensificam. Nesse cenário, a Educação Emocional se torna uma ferramenta indispensável, oferecendo um espaço seguro para que os alunos aprendam a compreender seus próprios sentimentos e a navegar nas suas relações com mais empatia e segurança.
O objetivo não é reprimir emoções, mas sim acolhê-las, compreendê-las e aprender a lidar com elas de forma saudável e construtiva. É sobre desenvolver a inteligência emocional, uma habilidade essencial para o bem-estar, para a aprendizagem e para a vida.
Objetivos Gerais da Educação Emocional no 5º Ano
A Educação Emocional é um tema transversal que dialoga diretamente com as Competências Gerais da Educação Básica da BNCC. Para o 5º ano, os objetivos se concentram em desenvolver habilidades socioemocionais mais refinadas, como:
- Ampliar o autoconhecimento e a autogestão: O aluno é incentivado a identificar e nomear uma gama mais ampla de emoções, como frustração, ansiedade, gratidão e decepção. O objetivo é que ele desenvolva estratégias pessoais para gerenciar emoções intensas, como o estresse e a raiva, de maneira construtiva. (Relacionado à Competência Geral 8 da BNCC).
- Cultivar a empatia e a tomada de perspectiva: O foco é desenvolver a capacidade de se colocar no lugar do outro, compreendendo seus sentimentos e pontos de vista, mesmo quando são diferentes dos seus. Isso envolve reconhecer o impacto das próprias ações nos sentimentos alheios e agir de forma mais solidária. (Relacionado à Competência Geral 9 da BNCC).
- Aprimorar a comunicação e a resolução de conflitos: Os alunos aprendem a expressar seus sentimentos e necessidades de forma assertiva e respeitosa, utilizando a "comunicação não-violenta". O objetivo é que pratiquem a escuta ativa e a negociação para resolver conflitos de forma colaborativa e pacífica. (Relacionado à Competência Geral 9 da BNCC).
- Promover a tomada de decisão responsável: O aluno é desafiado a analisar situações complexas, a antecipar as consequências de suas escolhas para si mesmo e para os outros, e a tomar decisões que estejam alinhadas com seus valores, com a ética e com o bem-estar coletivo. (Relacionado à Competência Geral 10 da BNCC).
- Fortalecer a autoestima e a resiliência: O objetivo é ajudar os alunos a reconhecerem suas qualidades e potencialidades, a aprenderem com os erros e a desenvolverem a capacidade de superar desafios e frustrações, mantendo uma atitude positiva e perseverante. (Relacionado à Competência Geral 8 da BNCC).
Índice de Atividades de Educação Emocional para o 5º Ano
Autoconhecimento e Autogestão
- Criação de um "Diário das Emoções", onde os alunos podem escrever ou desenhar sobre seus sentimentos.
- "Termômetro Emocional": uma ferramenta visual para ajudar a identificar a intensidade dos sentimentos.
- Prática de técnicas de relaxamento e atenção plena (mindfulness), como exercícios de respiração.
- "Mapa dos meus pontos fortes": atividade para que cada aluno identifique e valorize suas próprias qualidades.
Empatia e Habilidades Sociais
- Rodas de conversa e debates sobre dilemas éticos ou situações de conflito de filmes, séries ou livros.
- Jogo de papéis "Sapatos Trocados", em que os alunos precisam encenar uma situação a partir da perspectiva de outra pessoa.
- "Pote da Gentileza": um pote onde a turma deposita bilhetes anônimos relatando atos de gentileza observados.
- Desenvolvimento de projetos de voluntariado ou campanhas de solidariedade na escola.
Comunicação e Resolução de Conflitos
- Oficina de "Comunicação Não-Violenta", praticando o uso de "mensagens eu" ("Eu me sinto... quando você...").
- Simulação e mediação de conflitos comuns da turma, buscando soluções ganha-ganha.
- Criação de uma "Caixa de Problemas", onde os alunos podem depositar anonimamente questões que gostariam de discutir em grupo.
Tomada de Decisão e Resiliência
- Análise de biografias de pessoas que superaram grandes desafios.
- "Árvore da Decisão": uma ferramenta gráfica para mapear um problema, as possíveis soluções e suas consequências.
- Criação de um "Mural dos Aprendizados", onde os "erros" são celebrados como oportunidades de aprender e crescer.
- Definição de metas pessoais e acadêmicas, traçando pequenos passos para alcançá-las.