Filtros

Selecionados Séries 2º Ano Assunto Ensino Religioso
Assuntos

2 resultados

Atividades de Ensino Religioso para 2º Ano

Quebra-cabeça bíblico para imprimir para 5º Ano, 4º Ano, 3º Ano, 2º Ano, 1º Ano, Educação Infantil de Ensino Religioso - M...

Quebra-cabeça bíblico para imprimir

5.0 (1)

Introduzir as crianças às narrativas bíblicas pode ser uma experiência lúdica e memorável. Este post apresenta um quebra-cabeça bíblico para imprimir, um recurso educativo desenvolvido para...

Atividade Ser amigo é para 5º Ano, 4º Ano, 3º Ano, 2º Ano, 1º Ano de Datas Comemorativas, Português, Ensino Religioso, Dia...

Atividade Ser amigo é

5.0 (1)

Na atividade Ser amigo é... a criança é convidada a falar sobre o que é a amizade. É importante, desde pequenos, ensinarmos às nossas crianças o...

No 2º ano do Ensino Fundamental, o Ensino Religioso amplia o olhar da criança. Após uma jornada de descoberta de si mesma e do colega mais próximo, a disciplina agora convida os alunos a desvendarem os símbolos, as histórias e os alimentos que fazem parte do seu dia a dia e que carregam significados especiais para suas famílias e comunidades.

O objetivo é aguçar a curiosidade e o respeito, mostrando que os diferentes grupos humanos criam símbolos e rituais para expressar suas crenças, celebrar a vida e preservar suas memórias, e que essa diversidade de expressões culturais enriquece a todos nós.

Objetivos Gerais do Estudo de Ensino Religioso no 2º Ano

Com base nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino de Ensino Religioso nesta etapa busca desenvolver a percepção do aluno sobre as manifestações culturais e simbólicas, com foco em:

  • Reconhecer a importância da memória: O aluno é incentivado a identificar e a valorizar as memórias e os símbolos que fazem parte da sua história pessoal, familiar e escolar. O foco é compreender que as lembranças e os objetos guardados ajudam a construir quem somos. (EF02ER01).
  • Identificar símbolos religiosos: O principal objetivo é que a criança identifique os símbolos presentes em diferentes espaços e manifestações religiosas do seu convívio. Isso inclui símbolos visuais (como a cruz, a estrela de Davi, a lua crescente), rituais e roupas que expressam pertencimento a um determinado grupo. (EF02ER02, EF02ER04).
  • Explorar os alimentos e seu significado: O aluno é convidado a identificar os alimentos que são importantes em festas e encontros de sua família e comunidade, reconhecendo que, em muitas tradições, o ato de partilhar a comida é sagrado e reforça os laços entre as pessoas. (EF02ER03).
  • Valorizar as tradições e as histórias: A criança aprende a reconhecer que as tradições (como festas e rituais) e as histórias contadas pelos mais velhos são formas de preservar a memória e os ensinamentos de um grupo. O objetivo é desenvolver o respeito por essas práticas culturais. (EF02ER06, EF02ER07).

Índice de Atividades de Ensino Religioso para o 2º Ano

Memórias e Símbolos Pessoais

  • "Baú de Memórias": Cada aluno cria uma pequena caixa para guardar objetos que contam um pouco da sua história (uma foto, um brinquedo, etc.).
  • "Símbolo da Minha Família": Criar um brasão ou bandeira com desenhos que representem as características e os valores da sua família.
  • Entrevista com os avós ou pais sobre as histórias e as brincadeiras da infância deles.

Símbolos da Comunidade

  • "Caça aos Símbolos": Passeio pelo bairro ou análise de fotos para identificar símbolos religiosos e culturais presentes em fachadas de casas, igrejas, templos e comércios.
  • "Mural dos Símbolos": Criação de um painel com desenhos ou colagens dos diferentes símbolos religiosos estudados (cruz, estrela de Davi, lua crescente, roda do Dharma, Yin-Yang, etc.), pesquisando seus significados.
  • "Álbum de figurinhas das Festas do Mundo": Pesquisar e criar figurinhas sobre diferentes celebrações religiosas e seus símbolos.

Alimentos Sagrados

  • "Livro de Receitas da Turma": Cada aluno traz uma receita de família que é especial e explica em que ocasião ela é preparada.
  • Piquenique da partilha, onde cada um traz um alimento para compartilhar com os colegas, discutindo a importância do ato de dividir.
  • Pesquisa sobre alimentos que são sagrados ou importantes em diferentes religiões (o pão e o vinho no cristianismo, o charoset no judaísmo, as frutas nas oferendas do candomblé, etc.).

Tradições e Histórias

  • Roda de leitura de mitos, lendas e contos populares que explicam a origem das coisas.
  • Criação de um "teatro de sombras" para recontar uma história importante ou uma lenda local.
  • "Dia da Tradição": Um dia em que os alunos podem vir vestidos com roupas que representem uma tradição de sua família ou cultura.
  • Confecção de um "Filtro dos Sonhos", aprendendo sobre a simbologia deste objeto na cultura indígena.